Bem vindas noivinhas!!!

Espero que as informações que reuni neste período de noivado possam ajudar todas vocês a organizar melhor este dia...

Casamento para mim é para vida toda e tudo começa nesse dia de festa, que se for tão especial para vocês quanto é para mim não importa se será uma celebração no civil, um jantar em família, um café da manhã, um almoço, uma festa simples ou big festa... O importante mesmo é realizar este sonho da forma como se sonha!!!

domingo, 23 de outubro de 2011

Noivos: O que usar em seu casamento?

Olá meninas... seus noivinhos estão perdidos sobre como se vestir? Quer ajudá-los nesta missão?

Primeiro de tudo, como dica, deixem que o noivo possa fazer surpresa à vocês no dia de seu casamento... deixe que eles escolham como se sentem melhor, deixem eles irem sozinhos, com amigos ou com o pai para escolher a roupa que ele quer usar para você! Imagina que fantástico você entrar na igreja sem saber como ele estará te esperando?
Mas você pode palpitar... e muito! Como sempre amamos fazer...rs

Ele sabe qual é a cor que escolheram para a decoração... então não tem como ele errar e estarão em sintonia! Assim como a noiva, o noivo deve ser destaque na festa, pois todos devem conseguir reconhecê-lo em meio aos convidados.

A roupa deles, assim como seu vestido, deve ser condizente com o horário da cerimonia e a formalidade que isso exige...

Dicas gerais, para todos os horários:
- O noivo sempre devem usar meias altas, até os joelhos, e da cor da calça.
- O cinto deve ser de pele combinando com o tom do sapato, dê preferência ao preto.
- A camisa, deve ser preferencialmente branca. 
- Para mim, o mínimo que o noivo deve usar, independente da formalidade e horário, é o terno! Pelo amor de Deus, você é o noivo!

Cerimonia pela manhã, na hora do almoço e até as 16:00h.
O casamento antes do meio dia, exige tons mais claros, pela presença do sol, podendo-se escolher tons de cinza ou bege.
Para este horário, sugiro utilizar o terno, onde a camisa e a gravata devem combinar. Neste horário,  pode ousar um pouco na estampa e na cor da gravata.
meio fraque, é um clássico para os noivos, pode ser usado se optar por maior formalidade. Sua cor tradicionalmente é escura, paletó grafite, colete cinza, calça de risca, camisa branca e gravata plastom.
                                            
Nesse horário, o noivo pode usar se quiser sapatos amarelados, marrom, couro ou de camurça. Sugiro o modelo mocassim (veja abaixo mais modelos).

A gravata e o lenço sugiro que sejam de seda, que são mais leves e confortáveis para um dia quente.


Cerimonia fim de tarde (das 16:00h as 18:00h)
Para este horário de cerimonia, que tem formalidade intermediária, sugiro um meio fraque ou Plastron.Pode-se utilizar também as opções do casamento matinal.
O meio fraque, possui paletó cinza-chumbo, com um botão. Calça cinza riscada, colete cinza-claro, gravata cinza e cravo.
     
O Plastron, possui uma gravata em cetim ou seda, amarrada em forma de lenço com um detalhe em pérola no meio do laço.                                                          
                                                                

Cerimonia à noite
Como já mencionamos, esta cerimonia é a mais formal de todas, mas assim como para noiva, o noivo pode abusar um pouquinho...
Pode-se escolher o estilo que mais lhe agrada, utilizar sapatos de verniz e tecidos com um pouco de brilho.
Abaixo algumas sugestões;
Há alguns noivos, que gostam do smoking, mas sugiro deixar esta vestimenta para os padrinhos.
Usa-se com sapatos de verniz. Sendo clássico, a camisa deve ser engomada ou pregueada, sempre com o colarinho engomado. Sendo transpassado a camisa deve ser menos formal, até se admite o colarinho mole, contanto que seja bem cortado e que não amarrote e nem levante as pontas. Gravata sempre preta e lenço sempre branco. No verão o tecido pode ser leve. A cor pode ser preta ou azul marinho.
                                                                 

Túnica é um paletó ligeiramente acinturado e um pouco maior que o de um terno, porém não muito, com o corte da base reto. O traje é inspirado em trajes militares e pode ser usado com camisas comuns e todo tipo de gravata: borboleta, platrom ou tradicional.
                                                               

O fraque se usa com sapato preto, meia preta, calça de Tweed riscada ou xadrez, colete do mesmo tecido, ou de fustão, ou fustão branco, camisa de peito curto e engomado, listras horizontais e discreta, colarinho simples e engomado (podendo ser alto ou baixo) gravata lisa, cinza ou listrada ou em xadrez de padrões discretos, comprida (tipo Regata) ou borboleta. O tecido do fraque pode ser liso ou mescla preto ou cinza-escuro, lenço branco de linho. Sendo para o casamento o cravo branco é recomendado sobretudo para o noivo. Para os pais do noivo e padrinhos cravo vermelho ou grená. A cartola e as luvas, podem ser dispensadas. Quem as tiver, que complete com elas o conjunto. Não é permnitido sapatos de verniz.
               

Pode-se optar também pelo meio fraque, que é clássico em qualquer horário.

O Back tie, também pode ser utilizado. É composto por um paletó branco de summer acompanhado de calça preta, usado com gravata borboleta e faixa preta.
                                                                

O inglês chama a casaca de Full-drees (vestuário completo). Isso significa que ele não admite a menor fantasia fora do clássico. Sapatos de verniz, aberto ou fechado; meias de seda preta, camisa com colarinho e punhos engomados, sendo a camisa de fustão e o colarinho de linho, alto e quebrado nas pontas. Colete de fustão branco e gravata de fustão ou linho. Convém ter várias delas, porque, se o laço não sair certo na primeira tentativa, é tomar uma outra, porque a primeira está inutilizada, lenço de linho branco.
Acoselho o uso da casaca nas cerimônias formais após as 20:00.

Geral 
Sapatos
Achou que só nossos sapatos e que possuiam variações e que os dos homens, fossem só sapatos? Não... abaixo os tipos de sapatos masculinos...

Liso de amarrar ou Plain Toe
Para não errar, eu sugiro o sapato tipo Plain Toe (foto ao lado).
O sapato do noivo, deve sempre ser novo, sem exceções.
Depois do casamento, este modelo, possibilita um uso casual, se depois seu noivinho não usar terno diariamente no trabalho... ele pode usar este modelo de sapato, com jeans e uma camisa social e ainda completando o look com um blazer.

Cap Toe 

Outro modelo é o Cap Toe (foto ao lado).
É muito similar ao anterior, a diferença é esta linha no topo cortando os dedos do pé, que é feita de um material diferente, uma espécie de capa para os seus dedos.
Ele assegura um visual pra lá de clássico ao seu terno.


Wingtips

Este, ao lado, é o modelo Wingtips, que possui estes desenhos pontilhados no seu contorno.
Ele pode ficar vez ou outra um pouco datado (o que não é o caso no momento) ou um pouco demais, mas se for o seu estilo… pode usar sem problema.



Loafers for suits

Ao lado, temos o velho e bom mocassim , que deve ser de couro e ter solado de couro igualmente na linha do fino e delicado e ser de um modelo que penda mais pro durinho e encorpado. Esse mocassim pode dar uma casualizada no terno sem comprometer em nada o seu visual.
Vai muito bem, principalmente com aquele terno bege ou cinza claro.



Há também o modelo tradicional com fivela e o social de camurça, mas este eu não indico para o casamento...

                           Tradicional com Fivela o Monk Strap  Fivela Hugo Boss  De amarrar e de camurça


Gravatas
A gravata é uma tira de tecido, estreita e longa, que se usa em torno do pescoço e que é presa por um laço ou nó na parte da frente. Peça predominantemente do vestuário masculino.

O termo gravata deriva do francês "cravate", que por sua vez é uma corruptela de "croat", em referência aos croatas, que primeiro apresentaram a indumentária à sociedade parisiense.


O tamanho das gravatas disponíveis varia entre 140 a 150cm, com a largura variando de 6,5 a 11cm. As gravatas de 6,5 cm são finas e estão atualmente na moda.

Quando o nó estiver pronto, a ponta da gravata deve se situar ao nível da fivela do cinto.



Uma característica da qualidade da gravata é que seu corte e tecido fazem com que ela fique estendida e reta após o nó ter sido concluído. Caso isso não aconteça, identifica-se qualidade inferior.

Como tecidos mais utilizados, temos a seda e o poliéster, que proporciam um nó mais consistente. Podemos encontrar também gravatas de jacquard, lã, algodão e microfibra.
 
Atualmente, as cores da moda são o rosa, azul claro, lilás, verde e o marrom.
 
A gravata deve combinar com o colarinho da camisa escolhida.



Colarinho
O colarinho, como o próprio nome indica, é o diminutivo de colar e tem como função recobrir a gola.

Representa uma parte importante das camisas, razão pela qual é necessário se conhecer seus tipos para que se possa adequá-los a cada ocasião e, em particular, às gravatas.

Para a escolha correta do colarinho, recomenda-se levar em conta o estilo de roupa, o formato do rosto e do pescoço, a ocasião e o tipo de nó de gravata que pretende se usar.

Se você tem ombros largos, recomenda-se um colarinho mais largo, de modo que a gravata ideal também deverá ser mais larga, ou seja, de 10 a 11cm de largura.

No caso de ombros mais estreitos, deve-se optar por colarinhos mais estreitos e gravatas com cerca de 8,5 a 9cm de largura.

Dicas gerais:
- O colarinho não pode ser nem muito apertado nem muito frouxo. O ideal é que se consiga passar o dedo indicador entre a camisa e o pescoço.
- Os colarinhos pontiagudos ajudam a equilibrar um rosto arredondado, ao passo que os arredondados combinam com homens magros e de pescoço comprido.
 - Os colarinhos curtos são ideais para homens de rosto comprido.
 - Os colarinhos com presilhas mantém a gravata mais alta e são interessantes para levantar a gravata em pessoas magras com pescoço longo.
- Homens de rosto arredondado devem dar preferência a colarinhos mais clássicos, com pontas compridas, já que alongam a silhueta.
- Homens com o rosto fino e cumprido ficam melhores com camisas de colarinho italiano, já que a largura e a distância de suas pontas favorece o equilíbrio.
- Pescoço curto exige colarinho mais baixo.
- Pescoço longo exige colarinho mais alto, para que fique próximo à linha do cabelo.

TIPOS DE COLARINHO


Clássico:

Modelo muito versátil, possuindo as pontas mais fechadas e alongadas.
Pode ser usado com ou sem gravata.




Semi-italiano:

Modelo semi-aberto.
Está bastante em moda, já que combina com diversos tipos de nós e rostos.



Italiano:

Colarinho mais curto e aberto. Bastante utilizado na Europa.
Ideal para ser usado com um nó de gravata maior e mais volumoso como o Windsor.


Lenços
É um acessório clássico e elegante, que serve não só para ocasiões formais, como também para as mais descontraídas.
Conhecidos no mundo fashion como pocket squares ou hankies, pode-se utilizar com ou sem gravata. Mas se for com gravata, está proibido “combinar” como se fossem um parzinho gravata-lenço. Claro que o lenço deve se harmonizar com a gravata ou com a camisa, ser do mesmo espectro de cor ou não destoar.
Camisas brancas permitem, digamos, mais “criatividade”.
Evite também lenços com fantasia quando a gravata a tiver. Em regra, salvo situações excepcionais: gravata lisa, lenço liso ou fantasia; gravata com fantasia, lenço liso.
Agora, a pergunta que não quer calar: como colocar o lenço no bolso do paletó? Existem vários estilos, mas vou mostrar os principais....

P.S. Independente da dobra abaixo escolhida, o lenço só aparece cerca de 1 dedo e não deve apresentar volume no paletó.
Ponta simples:

Ponta dupla:

Ponta tripla:

Simples:
Puff:

Coroa:


Tradicional:

A camisa social
Medidas:
- A ponta do colarinho deve tocar na camisa.
- A gravata deve estar sem folga e a ponto de esconder o último botão.
- A camisa deve ser abotoada em sua totalidade até em cima no colarinho.
- Deve estar rente ao corpo, não significa justa.
 

- Para saber se a manga está com o comprimento ideal, com o punho desaboado, a manga deve acabar na pontinha do polegar, de maneira que lhe permita movimento sem aparecer seu pulso.

-  O punho da camisa deve aparecer apenas um centímetro fora da manga do paletó

   
 


Ternos:
O terno clássico, possui três botões, e na modelagem as calças são mais estreitas, alongando a silhueta.                            

Obama, foi um dos grandes responsáveis pelo retorno do terno de 2 botões e por esta razão virou símbolo de poder e estilo.
Reparem como a silhueta é mais ajustada ao corpo.

Como escolher terno de 3 ou 2 botões?
PARA OS ALTOS: apostem nos de abotoamento alto. Geralmente é o estilo de 3 botões com a lapela um pouco mais larga. O foco das atenções vão para a gravata. O de 2 botões alonga ainda mais a silhueta.
PARA OS BAIXOS: invista no de 2 botões, com as lapelas estreitas que estão na moda.
PARA OS GORDOS: dê preferência aos de abotoamento alto. Mas recomendo que experimento os 2 estilos: 3 e 2 botões.
PARA OS MAGROS: aposte no de 2 botões.

O paletó ideal deve vestir perfeitamente nos ombros.
O comprimento do paletó e das mangas assim como a largura podem ser ajustados pelo alfaiate, os ombros nunca.
A manga do paletó deve ser um centímetro mais curta que a da camisa, como na ilustração à esquerda. Esta norma vem de um tempo em que os homens usavam abotoaduras e elas eram melhor exibidas desta forma. Apesar de as abotoaduras cada vez mais serem vistas raramente, a regra ficou.


As calças devem cair sobre os sapatos o suficiente para cobrir as meias quando se está de pé. O comprimento com o sapato social não pode deixar as meias aparecendo quando você anda e nem arrastar no chão. As bainhas devem ter um mínimo de cinco centímetros para bainha comum e o dobro para bainhas inglesas também chamadas de italianas (viradas-especiais para trajes e ternos). Calças sociais devem ter a bainha com pontos invisíveis ou virada à italiana.


A cintura da calça deve vestir bem e com conforto. Veja se os bolsos não deixam ver o forro. Se isto acontecer a calça está apertada. Os bolsos traseiros devem ser suficientes para caber a carteira. Sem sobrar e sem faltar. Os bolsos frontais devem ter tamanho adequado para colocar as mãos sem abrir e sem mostrar o forro.

Os vincos devem vir de cima, passar exatamente no meio do joelho e terminarem no meio do sapatos

Lapela
A flor na lapela é uma forma de diferenciar noivo, padrinhos, pais, pajens e simbolizar o carinho da noiva com seu noivo. É o item, que completa o look do noivo!
Ela é colocada do lado esquerdo do meio fraque, um pouquinho abaixo do ombro. É legal quando a flor do noivo é um pouco diferente das outras...
Dicas:
- O noivo é sempre o último a colocar a lapela. Sabem por que? porque ele é o mais abraçado. E não tem flor que fique perfeita com tantos abraços.
- A flor da lapela, pode combinar com o Bouquet da noiva´, mas não é uma obrigação.
- Se o noivo não quiser não é obrigatório o uso da lapela, mas ai eu investiria em um lenço bem bonito. O importante é que nunca deve-se utilizar a flor e o lenço, é um ou outro.

cravo é o mais usado. A flor é branca, grande e bonita. Quando o noivo usa cravo eu nem me preocupo, pois com esse tipo de flor quanto mais se abraça, mais bonita ela fica. Interessante, né?


O Denphal é uma graça e as noivas adoram! Nada mais é do que uma mini orquídea branquinha. A flor é bem mais sensível e depois de colocada os padrinhos, pais, noivo e principalmente pajens, precisam se comportar.


Angélica também é muito usada. A flor é muito sensível, assim como o denphal e tem um cheirinho bom a beça!


A ROSA é muito usada em casamentos nos Estados Unidos. Aqui se usa menos... Fica bonito também, mas eu gosto mais das opções de cima, principalmente por achar a rosa muito grande e pesada.


A ASTROMÉLIA é linda!!! Tem de várias cores e fica perfeita quando o casamento é de dia ou até mesmo na praia. Dá pra ter belas lapelas com essa flor.

Para se inspirar...

Bjos

 

 

Um comentário: